visita_guiada.jpg

Há uma magia peculiar no processo criativo de Ana, segundo o que ela descreveu. Abraça-se o erro, quer seja numa tela ou no mais ínfimo pedaço de tecido. 

Ao perguntar-lhe qual o significado dos símbolos que se repetem ao longo dos seus quadros, pausou durante uns segundos e depois sorriu-me com os olhos, retorquindo: "Não sei. É algo que me parece bem, e aos quais volto sempre." Quem já viu a exposição sabe do que falo: algures na arte de Ana Jacinto Nunes, há sempre traços de um pássaro, ou até de uma cadeira. Um corvo, um ganso, um pavão, um flamingo.

Perguntei-lhe então se haveria razão para as cores que utiliza. Sorriu de novo: "Penso que não, também. Quando vou pintar algo não tenho um tema em mente, simplesmente pinto. Nunca penso no que estou a pintar, vou fazendo-o conforme o que sinto." Voltou-se e tocou no painel que tinha atrás de si, composto por pequenos quadrados de algodão, cozidos uns aos outros, e onde se podia ver uma grande ave junto de uma cadeira. Voltámos assim ao processo criativo: "(...) fazem parte as ideias, os erros, as emendas e o prazer, pois só assim se trabalha muito. Existisse perfeição e éramos todos perfeitos, mas isso não me interessa."

O simbolismo de algo é o que o poderá tornar grandioso, transcendente - mas nem sempre se traduz assim. O metafórico, intrinsecamente implícito, pode não mostrar o caminho que o artista traçou para chegar a esse fim. Ana mostra-nos exatamente isso, sem receio de expôr o que faz de si a artista que é. Com vigor, descola da parede um dos quadrados de algodão que perfazia todo o painel, e mostra-nos como está cozido, colado, tingido de variadas tintas. Parecia estar muito mais orgulhosa de como fora feito, ao invés do produto final.

Assim, questionamos qual o verdadeiro significado da arte: é feita para o público, ou para o artista? Há uma forma certa de a produzir? Tem que haver um significado profundo por detrás de um símbolo? Ou não poderá tudo isto ser ditado pelo processo que o próprio define, e pela experiência que esse dito processo traz?

Informação



  • Criada em 2021-07-08 15:40:53


  • A informação das 19h de 07 de Julho
    Criada em 2021-07-07 09:33:37


  • A informação das 19h de 06 de Julho
    Criada em 2021-07-06 09:32:37


  • A informação das 19h de 05 de Julho
    Criada em 2021-07-05 09:31:39


  • A informação das 19h de 02 de Julho
    Criada em 2021-07-02 09:30:42

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine is designed by JoomlaShine.com