ABRIGO_-_INAUGURAÇÃO.jpg

A abertura do segundo Abrigo de Observação de Aves, junto à Lagoa de Melides, realizou-se no passado sábado, dia 17 de abril.

O primeiro abrigo é datado de outubro de 2017, quatro anos depois surgiu a necessidade da implementação de um novo pela importância que assume a prática de birdwaching na Lagoa de Melides e com vista a incentivar esta prática. Este é local de um importante ponto de residência e passagem de aves migratórias, consistindo um dos mais importantes ecossistemas do concelho, estando já registada a observação de mais de 180 espécies de aves neste local.

Este novo Abrigo foi inaugurado pela Vereadora do Pelouro de Turismo, Carina Batista, que salientou a importância deste momento para o Turismo de Natureza.

“Este abrigo tem uma importância redobrada para o nosso concelho, na medida de divulgar e sensibilizar as pessoas para a biodiversidade deste local, como também tem o objetivo de a nível turístico permitir o combate à sazonalidade.”

A convite do Município estiveram presentes Luis Duarte, presidente do Clube de Campismo de Lisboa (CCL) – local onde está localizado este segundo Abrigo, José Frade, responsável pelo Projeto BioMelides, Adélia Botelho, em representação da Junta de Freguesia de Melides e Glória Santos, proprietária do terreno onde se implantou o primeiro Abrigo.

Para o presidente do Clube de Campismo de Lisboa, proprietário deste parque e mais sete, a cedência do espaço para a implantação do segundo Abrigo de Observação de Aves, é um privilégio para o CCL enquanto instituição de utilidade pública sem fins lucrativos e pioneiro no campismo desportivo em Portugal, uma vez que representa a “cooperação e colaboração para fazer enquanto sociedade civil com o poder local democrático. A ideia surgiu, estamos a falar do maior respeito pela natureza, tal como o campismo desportivo e é o momento que podemos ter de abrir não só à população da freguesia, do concelho, como particularmente a quem nos visita, ou seja, os forasteiros a um espaço de excelência para praticarem as suas modalidades.”

Luis Duarte, presidente do CCL, acrescentou ainda que está prevista a criação de um Eco camping em proteção total com a natureza.

A aquisição do Abrigo feita no âmbito da candidatura em execução, designada - Valorização do Património Natural – Percursos Pedestres, é financiada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, Portugal 2020, com o valor global de 245.665,56€ (+ IVA), com conclusão da execução desta candidatura prevista até final de 2021.

O investimento desta candidatura vai permitir ao Município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres, contando com a criação de novos percursos, bem como a reestruturação/requalificação dos já existentes no concelho (150 Km aprox.), com a inclusão da componente geocaching e respetivas áreas de descanso/abastecimento dotadas de equipamentos que irão permitir aos amantes da prática uma maior fruição do espaço natural.

Informação



  • Criada em 2021-07-08 15:40:53


  • A informação das 19h de 07 de Julho
    Criada em 2021-07-07 09:33:37


  • A informação das 19h de 06 de Julho
    Criada em 2021-07-06 09:32:37


  • A informação das 19h de 05 de Julho
    Criada em 2021-07-05 09:31:39


  • A informação das 19h de 02 de Julho
    Criada em 2021-07-02 09:30:42

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine is designed by JoomlaShine.com